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Conceito de texto no vestibular

Até agora aposto que já viu várias vezes os professores falando sobre texto e sua construção. Aqui mesmo já empregamos diversas vezes a palavra texto. Nos artigos e nas atividades lemos textos e comentamos, de passagem, algumas características desses textos e alguns recursos empregados por seus autores. Pudemos perceber que, em sentido amplo, texto é qualquer tipo de manifestação realizada por meio de um sistema de signos, o que engloba textos verbais e não verbais (as tirinhas lidas no capítulo anterior, por exemplo, são textos que apresentam cruzamento verbo-visual, ou seja, exploram a linguagem não verbal do desenho e a linguagem verbal das falas dos personagens).



Se o foco é a linguagem verbal, podemos conceituar texto como um todo que produz sentido, ou seja, o texto deve ser autônomo. Pode ser constituído de uma única palavra usada numa determinada situação (por exemplo: 'Fogo!', dito por alguém que percebe indícios de um incêndio) ou por inúmeras palavras que constituem um livro, um discurso, um artigo ou um editorial de jornal, por exemplo. este conceito é bem trabalhado nas aulas em vídeo do Descomplica.

Portanto, a rigor, uma frase retirada de um contexto e, por isso, incapaz de produzir sentido, não pode ser considerada texto.

"O texto pode coincidir com uma frase como com um livro inteiro; ele se define por sua autonomia e por seu fechamento (mesmo que, num outro sentido, certos textos não sejam 'fechados'). [...] A propósito do texto, falar-se-á do ASPECTO VERBAL, que será constituído por todos os elementos propriamente linguísticos das frases que o compõem (fonológicos, gramaticais, etc); do ASPECTO SINTÁTICO, referindo-se não à sintaxe das frases, mas às relações entre unidades textuais (frases, grupos de frases, etc); do ASPECTO SEMÂNTICO, produto complexo do conteúdo semântico das unidades linguísticas."

DUCROT, Oswald; TODOROV.Tzvetan. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem.
São Paulo: Perspectiva, 1998.

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