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Exercícios de substantivo com questões dissertativas

exercicio_gramatica__redacao (6) 1) Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s) que você vai acrescentar. Veja o exemplo:

Ana colheu flores.  (vermelho)    Ana colheu flores vermelhas.

a) Maria entrou num jardim. (florido)
b) As crianças colheram laranjas. (saboroso / maduro)
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto / alegre)

2) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.
a) D. Teresa tinha umas idéias malucas.       
b) A garota ficou nervosa com o irmão.       
c) As crianças pequenas estavam alegres.        .
d) O bom aluno consegue bons resultados.
e) Encontrei um pobre cãozinho abandonado.
f) Aquele garoto tem cabelos ruivos e longos

3) Faça o que se pede.
a) Copie a frase em que a palavra doces é adjetivo.
- As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
- Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

b) Copie a frase em que a palavra velho é adjetivo.
- Um velho apareceu na rua.
- Um homem velho apareceu na rua.

c) Copie a frase em que a palavra estranho é adjetivo.
- As crianças chegaram a lugar estranho.
- Um estranho pediu-nos algumas informações.

Exercício de substantivo com gabarito [2]

exercicio_gramatica__redacao (1)No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?

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Exercícios de substantivo com gabarito [1]

exercicio_gramatica__redacao Leia com muita atenção a lista e transcreva o que se pede.

livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel

a) substantivos que dão nomes a lugares:
b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:
c) substantivos que nomeiam seres humanos:
d) substantivos que designam seres imaginários:
e) substantivos que nomeiam sentimentos:
f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características:
g) substantivos que nomeiam sensações físicas:
h) substantivos que designam ações:

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Exercício de identificação de substantivo

exercicio_gramatica__redacao (10) Sublinhe do texto abaixo todos os substantivos com um traço e os adjetivos com dois traços:

a) “As pessoas não precisarão mais ter relógios individuais, calculadoras portáteis, livros,etc. Tudo o que quiserem fazer – compras ,contas, reservas – e tudo o que desejarem saber estará ao alcance de nosso dedo.

b) Todos os lares do mundo terão terminais do Último computador.Haverá telas e botões do Último computador em todos os lugares freqüentados pelo homem, desde o mictório ao espaço.

Exercício prático sobre substantivo [9]

exercicio_gramatica__redacao (8) Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

(Uelondrina 1995) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

É nas ..... do Palácio que ocorrem, por motivos ....., as disputas do poder de influência sobre o Presidente.
a) antes-sala - quaisquer
b) ante-salas - qualquer
c) antes-salas - quaisquer
d) antes-salas - qualquer
e) ante-salas - quaisquer

Exercício prático sobre substantivo [8]

Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

exercicio_gramatica__redacao (7)(Cesgranrio 1998) - Texto: "Sobre o Amor"

1 (...) Ele diz: Eu te amo. E o que a gente ouve não é: "Eu te amo tanto quanto posso dentro das limitações dessa relação e desse meu momento de vida, dentro das minhas próprias limitações, dos meus medos e dos meus fechamentos. "A gente ouve: "Eu te amo totalmente, para sempre, sem que nada, antes ou depois do nosso encontro, supere esse sentimento." Ele fala de si, e nós ouvimos o cosmos. Ele fala do hoje, e nós entendemos o eterno.
2 A culpa é nossa, então, por ouvirmos errado? Não. Ele também, ao falar dentro da sua pequena dimensão humana, está se iludindo com as grandes medidas. Ao dizer "eu te amo", assume o papel do grande amante, torna-se o amor absoluto encarnado.
3 (... ) em matéria de sentimentos, essa noção acaba sendo l@ subjetiva. O amor que é absoluto para mim pode não sê-lo para a pessoa à qual é dirigido. E isso porque, enquanto minha emoção amorosa me preenche por inteiro, dando-me a impressão de que não existe mais possibilidade de amor além dela, o objeto do meu amor, que, por razões pessoais, não se sente por ele preenchido, pode considerá-lo insuficiente e, como tal, bem aquém do absoluto.
4 Além do mais, o amor não é inelutável. Não podemos viver sem ter nascido, nem podemos viver sem vir a morrer. Mas, apesar das nossas fantasias em contrário, podemos perfeitamente viver sem grandes amores, coisa que, aliás, acontece com a maioria das pessoas. O amor é parte da vida, mas apenas uma parte, e nem de leve tão indispensável quanto, digamos, a alimentação. À luz da realidade mais imediata, e, por mais que a idéia nos desagrade, o amor é uma necessidade menor.
5 Nem o amor é uma experiência única. A quase totalidade das pessoas abriga em sua vida diversos amores. E, embora o tempo e o distanciamento afetivo acabem por diluir nossa capacidade de revivê-los por completo na lembrança, conservamos, se não a emoção, pelo menos o registro daquela intensidade. Assim, a lembrança dos amores passados é vencida para permitir o acontecimento de novos amores, mas não é apagada.
6 Apesar disso tudo, e, apesar de sabermos disso tudo, continuamos querendo o amor absoluto. Mas há mais um empecilho na rota da sua conquista: a exigência da reciprocidade.
7 Em termos literádos, um grande amor pode existir mesmo sem resposta; o amante suspira na sombra, se acaba de paixão, sem que o objeto de seus sonhos lhe dirija mais do que um olhar. Mas na vida real o que queremos, para que o amor se complete física e efetivamente, é que o outro também nos ame. E achamos que nosso amor só se transformará realmente num amor absoluto, na medida em que a intensidade do amor do outro for gêmea idêntica da nossa intensidade.
8 O amor não é mensurável. A duras penas sabemos do nosso próprio amor, quanto mais daquele do outro. O que acostumamos fazer para resolver o impasse é medir o amor do outro usando o nosso próprio amor como metro. Ele diz "eu te amo". Nós respondemos "eu também te amo". E deduzimos que as duas coisas são idênticas e que aquele amor, como a vida e a morte, representa um todo, como elas indissolúvel, e, portanto, como elas, absoluto. Está demonstrado o teorema, como se queria.
9 Um perigoso teorema, na verdade. Porque, em cima dele e da sua inconsistência, começamos a construir justamente aquele castelo que queríamos mais sólido e mais seguro.
Marina Colasanti. E por falar em amor (com adaptações).

Assinale a frase em que a classe gramatical da palavra ou expressão em destaque está correta.
a) "E O que a gente ouve não é:" (par.1) (pronome substantivo oblíquo).
b) "... sem que NADA (...) supere esse sentimento." (par.1) (advérbio de negação)
c) "Ele fala do HOJE, e nós entendemos o eterno." (par.1) (substantivo).
d) "enquanto minha emoção amorosa me preenche POR INTEIRO..." (par.1) (locução prepositiva).
e) "...para que o amor se complete física e efetivamente..." (par.7) (adjetivo)

Exercício prático sobre substantivo [7]

Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

exercicio_gramatica__redacao (6)(Uelondrina 1999) - A palavra em destaque está INCORRETAMENTE flexionada na frase:
a) QUAISQUER que fossem as medidas, ele as impugnava.
b) Os BEIJA-FLORES aí estão, desfrutando a primavera.
c) Os móbiles estavam presos por CORDELZINHOS.
d) São BEIJOS-DE-FRADE - explicou-me, apontando as ervas.
e) Dois dos GUARDA-ROUPAS estavam infestados de cupins.

Exercício prático sobre substantivo [6]

exercicio_gramatica__redacao (5) Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

(Uece 1996) - PARA QUEM QUER APRENDER A GOSTAR

01 "Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.
02 Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva. Mas esbarram na dificuldade de se tornar bonitos. Apenas isso: bonitos, belos ou embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção. Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.
03 Aí esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais de repente se percebem ameaçados apenas e tão-somente porque não sabem ser bonitos: cobram, exigem; rotinizam; descuidam; reclamam; deixam de compreender; necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se de razões. Sim, de razões. Ter razão é o maior perigo do amor. Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reivindicar, de exigir justiça, eqüidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de sua vida no qual não possa ter razão. Nem queira. Ter razão é um perigo: em geral enfeia o amor, pois é invocado com justiça, mas na hora errada. Amar bonito é saber a hora de ter razão.
04 Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor bonito? De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria do encontro, da dor do desencontro a maior beleza possível? Talvez não. Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar, para valorizar melhor tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer. Quem espera mais do que isso sofre, e sofrendo deixa de amar bonito. Sofrendo, deixa de ser alegre, igual, irmão, criança. E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.
05 Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião alheia. Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama. Saia cantando e olhe alegre. Recomendam-se: encabulamentos, ser pego em flagrante gostando; não se cansar de olhar, e olhar; não atrapalhar a convivência com teorizações; adiar sempre, se possível com beijos, 'aquela conversa importante que precisamos ter'; arquivar, se possível, as reclamações pela pouca atenção recebida. Para quem ama, toda atenção é sempre pouca. Quem ama feio não sabe que pouca atenção pode ser toda a atenção possível. Quem ama bonito não gasta o tempo dessa atenção cobrando a que deixou de ter.
06 Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida como a criança de nariz encostado na vitrina cheia de brinquedos dos nossos sonhos); não teorize sobre o amor; ame. Siga o destino dos sentimentos aqui e agora.
07 Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade; não dar certo; depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração; contar a verdade do tamanho do amor que sente.
08 Jogue por alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes sabidamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser. Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteira, mas criando sempre. Gaguejando flores. Sentindo o coração bater como no tempo do Natal infantil. Revivendo os carinhos que intuiu em criança. Sem medo de dizer eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.
09 Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor, ou bonitar fazendo o seu amor, ou amar fazendo o seu amor bonito (a ordem das frases não altera o produto), sempre que ele seja a mais verdadeira expressão de tudo o que você é, e nunca: deixaram, conseguiu, soube, pôde, foi possível, ser.
10 Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma. Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você. Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz."
(TÁVOLA, Arthur da. "Para quem quer aprender a amar". In: COSTA, Dirce Maura Lucchetti et al. "Estudo de texto: estrutura, mensagem, re-criação". Rio, DIMAC, 1987. P. 25-6)

Conforme o contexto, está classificada corretamente a palavra:
a) "olhar", parágrafo 4: verbo
b) "pouca", parágrafo 5: advérbio
c) "você", parágrafo 8: substantivo
d) "suficiente", parágrafo 10: adjetivo
e) n.d.a.

Exercício prático sobre substantivo [5]

exercicio_gramatica__redacao (4) Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

(Uff 1999) - 1 Educai o coração da mulher, esclarecei seu intelecto com o estudo de coisas úteis e com a prática dos deveres, inspirando nela o deleite que se experimenta ao cumpri-los; purgai a sua alma de tantas nocivas frivolidades pueris de que se acha rodeada mal abre os olhos à luz.
2 Cessai aqueles tolos discursos com os quais atordoais sua razão, fazendo-a crer que é rainha, quando nada mais é que a escrava dos vossos caprichos. Não façais dela a mulher da Bíblia; a mulher de hoje em dia pode sair-se melhor do que aquela; nem muito menos a mulher da Idade Média: da qual estamos todas tão distantes que não poder-nos-ia servir de modelo; mas a mulher que deve progredir com o século dezenove, ao lado do homem, rumo à regeneração dos povos.
3 Guarde-se bem o homem de ter a mulher para seu joguete, ou sua escrava; trate-a como uma companheira da sua vida, devendo ela participar de suas alegres e tristes aventuras; considere-a desde o berço até seu leito de morte, como aquela que exerce uma influência real sobre o destino dele, e por conseguinte sobre o destino das nações; dedique-lhe, por último, uma educação como exige a grande tarefa que ela deve cumprir na sociedade como o benéfico ascendente do coração; e a mulher será como deve ser, filha e irmã dedicadíssima, terna e pudica esposa, boa e providente mãe.(1859) FLORESTA, Nísia. Cintilações de uma alma brasileira. Florianópolis/ Santa Cruz: Ed. Mulheres/ Ed. Da UNISC, 1997. p. 115-7.

Na flexão dos diminutivos, o uso coloquial, com freqüência, se diferencia do uso prescrito pela gramática normativa.
Assinale o par de palavras em que os DOIS USOS ocorrem:
a) colherzinhas - florzinhas
b) mulherzinhas - coraçõezinhos
c) florezinhas - mulherezinhas
d) mulherzinhas - coraçãozinhos
e) colherezinhas - floreszinhas

Exercício prático sobre substantivo [4]

exercicio_gramatica__redacao (3) Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

(UFF) - Assinale a única série de duplas singular-plural em que existe uma forma incorreta:
a) Cidadão - cidadões
b) Cônsul - cônsules
c) Projetil - projetis
d) Corrimão - corrimões
e) Olho-de-sogra - olhos-de-sogra

Exercício prático sobre substantivo [3]

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(ITA) - Indique a frase correta:
a) Mariazinha e Rita são duas leva-e-trazes.
b) Os filhos de Clotilde são dois espalhas-brasas.
c) O ladrão forçou a porta com pés-de-cabra.
d) Godofredo almoçou duas couves-flor.
e) Alfredo e Radagásio são dois gentil-homens.

Exercício prático sobre substantivo [2]

exercicio_gramatica__redacao (1) Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

(UBERLÂNDIA) - Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual?
a) Escolas-modelo
b) Quebra-nozes
c) Chefes-de-seções
d) Guardas-noturnos
e) Redatores-chefes

Exercício prático sobre substantivo [1]

exercicio_gramatica__redacao Abaixo você encontrará um exercício prático de substantivo. Já assinalei a alternativa correta em negrito. Dessa forma, você fará um exercício prático grátis online.

(MACK) - Aponte a incorreta: 
a) Grã-duquesas, altares-mores.
b) Vaivéns, os leva-e-traz.
c) Flores-de-lis, navios-escola.
d) Malmequeres, bem-te-vis.
e) Aves-marias, guarda-noturnos.

Exercícios de substantivo com gabarito

Exercícios online grátis de substantivo são encontrados aos montes pela internet, mas nem todos vêm com gabarito. Faça este exercício de vestibular e prepare-se para as provas de fim de ano.

PARA QUEM QUER APRENDER A GOSTAR

01 "Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.
02 Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva. Mas esbarram na dificuldade de se tornar bonitos. Apenas isso: bonitos, belos ou embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção. Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.
03 Aí esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais de repente se percebem ameaçados apenas e tão-somente porque não sabem ser bonitos: cobram, exigem; rotinizam; descuidam; reclamam; deixam de compreender; necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se de razões. Sim, de razões. Ter razão é o maior perigo do amor. Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reivindicar, de exigir justiça, eqüidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de sua vida no qual não possa ter razão. Nem queira. Ter razão é um perigo: em geral enfeia o amor, pois é invocado com justiça, mas na hora errada. Amar bonito é saber a hora de ter razão.
04 Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor bonito? De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria do encontro, da dor do desencontro a maior beleza possível? Talvez não. Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar, para valorizar melhor tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer. Quem espera mais do que isso sofre, e sofrendo deixa de amar bonito. Sofrendo, deixa de ser alegre, igual, irmão, criança. E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.
05 Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião alheia. Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama. Saia cantando e olhe alegre. Recomendam-se: encabulamentos, ser pego em flagrante gostando; não se cansar de olhar, e olhar; não atrapalhar a convivência com teorizações; adiar sempre, se possível com beijos, 'aquela conversa importante que precisamos ter'; arquivar, se possível, as reclamações pela pouca atenção recebida. Para quem ama, toda atenção é sempre pouca. Quem ama feio não sabe que pouca atenção pode ser toda a atenção possível. Quem ama bonito não gasta o tempo dessa atenção cobrando a que deixou de ter.
06 Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida como a criança de nariz encostado na vitrina cheia de brinquedos dos nossos sonhos); não teorize sobre o amor; ame. Siga o destino dos sentimentos aqui e agora.
07 Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade; não dar certo; depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração; contar a verdade do tamanho do amor que sente.
08 Jogue por alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes sabidamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser. Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteira, mas criando sempre. Gaguejando flores. Sentindo o coração bater como no tempo do Natal infantil. Revivendo os carinhos que intuiu em criança. Sem medo de dizer eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.
09 Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor, ou bonitar fazendo o seu amor, ou amar fazendo o seu amor bonito (a ordem das frases não altera o produto), sempre que ele seja a mais verdadeira expressão de tudo o que você é, e nunca: deixaram, conseguiu, soube, pôde, foi possível, ser.
10 Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma. Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você. Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz."
(TÁVOLA, Arthur da. "Para quem quer aprender a amar". In: COSTA, Dirce Maura Lucchetti et al. "Estudo de texto: estrutura, mensagem, re-criação". Rio, DIMAC, 1987. P. 25-6)

Conforme o contexto, está classificada corretamente a palavra:
a) "olhar", parágrafo 4: verbo
b) "pouca", parágrafo 5: advérbio
 c) "você", parágrafo 8: substantivo
d) "suficiente", parágrafo 10: adjetivo
e) n.d.a.

5 exercícios sobre classe de palavras

Posto abaixo cinco ótimos exercícios sobre classes de palavfras. Todos eles vêm com gabarito comentado.

1- Quanto ao gênero os adjetivos podem ser uniformes e biformes. Assinale a alternativa que apresenta adjetivos uniformes:
a) português, cristão.
b) feliz, espanhol.
c) ateu, judeu.
d) comum, feliz.
e) corajoso, brincalhão.

Resposta: D
Adjetivos uniformes são aqueles que possuem uma forma tanto para substantivos masculinos como para substantivos femininos.


2 – O plural dos adjetivos compostos está correto nas seguintes alternativas:

1 – Olhos castanho-claros
2 – Vestidos azuis-celestes
3 – Meninos surdos-mudos
4 – Ternos azul-marinho
5 – Camisas verde-musgo

a) 1,2,4,5.
b) 2,3,4,5.
c) 1,3,4,5.
d) apenas 3 e 4.
e) Todas estão corretas.

Resposta: C
Geralmente, flexionamos apenas o último elemento para se formar o plural dos adjetivos. Mas, existem as exceções: surdo-mudo – flexiona os dois elementos; azul-marinho e azul-celeste ficam invariáveis. Os adjetivos compostos que se referem a cores, quando o segundo elemento é um substantivo, são invariáveis.

3 – Assinale a alternativa que o adjetivo está flexionado no grau superlativo absoluto sintético:
a) O garoto é tão inteligente quanto sua irmã.
b) O aluno é o mais inteligente da sala.
c) A cerveja está geladíssima.
d) O político é muito influente.
e) O leite está melhor que o café.

Resposta: C
No grau superlativo absoluto sintético a qualidade do ser é intensificada através do acréscimo de sufixos.

4 – Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1) amargo                                   ( ) docílimo
2) semelhante                            ( ) simílimo
3) doce                                       ( ) amaríssimo
4) dócil                                        ( ) dulcíssimo
5) frágil                                       ( ) fragílimo

a) 4,2,1,3,5
b) 2,1,3,5,4
c) 4,2,3,1,5
d) 3,2,4,1,5
e) 1,5,3,4,2

Resposta: A
Tal questão prima pelo conhecimento de alguns superlativos absolutos sintéticos. Não há o que comentar, apenas saber que superlativo absoluto sintético é formado através do acréscimo de sufixo.

5 – Assinale a única alternativa que possui substantivo sobrecomum.
a) crocodilo
b) colega
c) cavalheiro
d) indivíduo
e) imperador

Resposta: D
Os substantivos sobrecomuns possuem um só gênero que indicam tanto seres do sexo masculino como do sexo feminino. Identificamos o sexo através do contexto.

Exemplo de classificação de substantivos

Como é que se deve classificar um substantivo? Veja alguns exemplos abaixo:
  • Guarda-chuvas: substantivo comum concreto composto derivado masculino no plural.
  • Mau-humor: substantivo comum abstrato composto derivado masculino no singular.
  • Ana: substantivo próprio concreto simples primitivo feminino no singular.
  • Bahia: substantivo próprio concreto simples primitivo feminino no singular.
  • Novenas: substantivo coletivo abstrato simples derivado feminino no plural.
 

Curiosidades sobre o gênero do substantivo


É comum termos dúvidas quanto ao gênero de alguns substantivos. Estes casos que apresento em forma de lista são alguns deles.

São palavras masculinas:
    * ágape (refeição dos primitivos cristãos);
    * anátema (excomungação);
    * axioma (premissa verdadeira);
    * caudal (cachoeira);
    * carcinoma (tumor maligno);
    * champanha, clã, clarinete, contralto, coma, diabete/diabetes (FeM classificam como gênero vacilante);
    * diadema, estratagema, fibroma (tumor benigno);
    * herpes, hosana (hino);
    * jângal (floresta da Índia);
    * lhama, praça (soldado raso);
    * praça (soldado raso);
    * proclama, sabiá, soprano (FeM classificam como gênero vacilante);
    * suéter, tapa (FeM classificam como gênero vacilante);
    * teiró (parte de arma de fogo ou arado);
    * telefonema, trema, vau (trecho raso do rio).

São palavras femininas:
    * abusão (engano);
    * alcíone (ave doa antigos);
    * aluvião, araquã (ave);
    * áspide (reptil peçonhento);
    * baitaca (ave);
    * cataplasma, cal, clâmide (manto grego);
    * cólera (doença);
    * derme, dinamite, entorce, fácies (aspecto);
    * filoxera (inseto e doença);
    * gênese, guriatã (ave);
    * hélice (FeM classificam como gênero vacilante);
    * jaçanã (ave);
    * juriti (tipo de aves);
    * libido, mascote, omoplata, rês, suçuarana (felino);
    * sucuri, tíbia, trama, ubá (canoa);
    * usucapião (FeM classificam como gênero vacilante);
    * xerox (cópia).

São substantivos de gênero vacilante:
    * acauã (falcão);
    * inambu (ave);
    * laringe, personagem (Ceg. fala que é usada indistintamente nos dois gêneros, mas que há preferência de autores pelo masculino);
    * víspora.

Qual a forma feminina de alguns substantivos?
    * abade - abadessa;
    * abegão (feitor) - abegoa;
    * alcaide (antigo governador) - alcaidessa, alcaidina;
    * aldeão - aldeã;
    * anfitrião - anfitrioa, anfitriã;
    * beirão (natural da Beira) - beiroa;
    * besuntão (porcalhão) - besuntona;
    * bonachão - bonachona;
    * bretão - bretoa, bretã;
    * cantador - cantadeira;
    * cantor - cantora, cantadora, cantarina, cantatriz;
    * castelão (dono do castelo) - castelã;
    * catalão - catalã;
    * cavaleiro - cavaleira, amazona;
    * charlatão - charlatã;
    * coimbrão - coimbrã;
    * cônsul - consulesa;
    * comarcão - comarcã;
    * cônego - canonisa;
    * czar - czarina;
    * deus - deusa, déia;
    * diácono (clérigo) - diaconisa;
    * doge (antigo magistrado) - dogesa;
    * druida - druidesa;
    * elefante - elefanta e aliá (Ceilão);
    * embaixador - embaixadora e embaixatriz;
    * ermitão - ermitoa, ermitã;
    * faisão - faisoa (Cegalla), faisã;
    * hortelão (trata da horta) - horteloa;
    * javali - javalina;
    * ladrão - ladra, ladroa, ladrona;
    * felá (camponês) - felaína;
    * flâmine (antigo sacerdote) - flamínica;
    * frade - freira;
    * frei - sóror;
    * gigante - giganta;
    * grou - grua;
    * lebrão - lebre;
    * maestro - maestrina;
    * maganão (malicioso) - magana;
    * melro - mélroa;
    * mocetão - mocetona;
    * oficial - oficiala;
    * padre - madre;
    * papa - papisa;
    * pardal - pardoca, pardaloca, pardaleja;
    * parvo - párvoa;
    * peão - peã, peona;
    * perdigão - perdiz;
    * prior - prioresa, priora;
    * mu ou mulo - mula;
    * rajá - rani;
    * rapaz - rapariga;
    * rascão (desleixado) - rascoa;
    * sandeu - sandia;
    * sintrão - sintrã;
    * sultão - sultana;
    * tabaréu - tabaroa;
    * varão - matrona, mulher;
    * veado - veada;
    * vilão - viloa, vilã.

Substantivos em -ÃO e seus plurais:
    * alão - alões, alãos, alães;
    * aldeão - aldeãos, aldeões;
    * capelão - capelães;
    * castelão - castelãos, castelões;
    * cidadão - cidadãos;
    * cortesão - cortesãos;
    * ermitão - ermitões, ermitãos, ermitães;
    * escrivão - escrivães;
    * folião - foliões;
    * hortelão - hortelões, hortelãos;
    * pagão - pagãos;
    * sacristão - sacristães;
    * tabelião - tabeliães;
    * tecelão - tecelões;
    * verão - verãos, verões;
    * vilão - vilões, vilãos;
    * vulcão - vulcões, vulcãos.

Resumo do que é substantivo e as classificações


É comum chamarmos de substantivo todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros. Já quanto à formação das palavras, podem ser simples, compostos, primitivos e derivados.
Substantivos simples e compostos
Substantivos simples são aqueles formados por um só radical, ou seja, uma só palavra. Ex. sol, moleque, rua, prédio.
Substantivos compostos são aqueles que apresentam mais de um radical. Ex. pé-de-moleque, dia-a-dia, girassol, guarda-chuva, passatempo.
Substantivos primitivos e derivados
Substantivos primitivos são aqueles que não resultam de outra palavra da língua. Ex. pedra, flor, gato.
Substantivos derivados são aqueles que se originam de um substantivo primitivo. Ex. pedreira, floricultura, gatarrão.

Em relação ao ser que nomeia, o substantivo pode ser comum, próprio, concreto e abstrato.
Substantivos concretos e abstratos
Substantivos concretos são aqueles que nomeiam seres reais ou fictícios. Ex. deuses, duendes, fadas, cadeira, caderno.

Substantivos abstratos são aqueles que se referem a uma ação, qualidade ou estado. Ex. abraço (deriva-se do verbo abraçar); beleza (do adjetivo belo); estranheza (do adjetivo estranho).
Substantivos próprios e comuns
Substantivos próprios são concretos e designam particularmente os seres, como nomes, países, cidades. Ex. João, Brasil, Goiânia. Devem obrigatoriamente ser iniciados com a letra maiúscula.

Substantivos comuns designam seres de uma mesma espécie. Ex. rio, criança.
Os substantivos coletivos se encaixam nos substantivos comuns, pois designam um grupo de seres da mesma espécie. Ex. videoteca, arquipélago.

Flexão do substantivo quanto ao grau

Em primiero lugar, grau não é Flexão, é derivação.
Ex: Concordo com você em gênero e número.

Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal que são formados por dois processos:
  • Analítico: o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção (rato grande, gato pequeno, casa grande) Neste caso grande e pequeno são os adjetivos, dando uma idéia de tamanho nos substantivos, esses adjetivos assim chamamos de analítico;
  • Sintético: modifica o substantivo através de sufixos que podem representar além de aumento ou diminuição, o desprezo ou um sentido pejorativo (no aumentativo sintético: gentalha, beiçorra), o afeto ou sentido pejorativo (no diminutivo sintético: filhinho, livreco).
Exemplos de diminutivos e aumentativos sintéticos:
    * sapato/sapatinho/sapatão;
    * casa/casinha/casarão;
    * cão/cãozinho/caonzão;
    * homem/homenzinho/homenzarrão;
    * gato/gatinho/gatão;
    * bigode/bigodinho/bigodaço;
    * vidro/vidrinho/vidraça;
    * boca/boquinha/bocarra;
    * muro/mureta/muralha;
    * pedra/pedregulho/pedrona;
    * rocha/rochinha/rochedo;
    * papel/papelzinho/papelão;
    * lápis/lapisinho/lapisão;
    * sapo/sapinho/sapão;
    * livro/livrinho/livrão;

Flexão de número do substantivo

Os substantivos apresentam singular e plural.

Nos substantivos simples, para formar o plural, acrescenta-se à terminação em n, vogal ou ditongo o s. Ex: elétron/ elétrons, povo/ povos, caixa/ caixas, cárie/ cáries; a terminação em ão, por ões, ães, ou ãos; as terminações em s, r, e z, por es; terminações em x são invariáveis; terminações em al, el, ol, ul, trocam o l por is, com as seguintes exceções: "mal" (males), "cônsul" (cônsules), "mol" (mols), "gol" (gols); terminação em il, é trocado o l por is (quando oxítono) ou o il por eis (quando paroxítono).
Os substantivos compostos
São aqueles que tem dois radicais
  • se os elementos são ligados por preposição, só o primeiro varia (mulas-sem-cabeça); também varia apenas o primeiro elemento caso o segundo termo indique finalidade ou semelhança deste (navios-escola, canetas-tinteiro);
  • se os elementos são formados por palavras repetidas ou por onomatopeia, só o segundo elemento varia (tico-ticos, pingue-pongues);
  • nos demais casos, somente os elementos originariamente substantivos, adjetivos e numerais variam (couves-flores, guardas-noturnos, amores-perfeitos, bem-amados, ex-alunos).
Resumindo flexiona-se apenas o primeiro elemento:
  • quando as duas palavras são ligadas por preposições;
  • quando o segundo nome limita o primeiro, expressando uma idéia de fim ( canetas-tinteiro, sofás-cama).
Flexiona-se apenas o segundo elemento:
  • quanto há adjetivos + adjetivos (econõmico-financeiros, kuso-brasileiros);
  • quando a primeira palavra é invariavel (guarda-roupas);
  • quando há verbo + substantivo (arranha-céus);
  • quando sao palavras repetidas (quero-queros);
  • quando se trata de nome de oracões (pai-nossos);
  • quando se trata de palavras anomatopaicas, que imitam sons(toc-tocs).
Flexionam-se os dois elementos quando há:
  • substantivo + substantivo (cirurgiões-dentistas);
  • substantivo + adjetivo (guardas-noturnos);
  • adjetivo + substantivo (livres-pansadores);
  • numeral + substantivo (Quintas-feiras).

Flexão do substantivo quanto ao gênero

Os substantivos flexionam-se nos gêneros masculino e feminino e quanto às formas, podem ser:
  • Substantivos biformes: apresentam duas formas originadas do mesmo radical. Exemplos: menino - menina, traidor - traidora, aluno - aluna.Substantivos heterônimos: apresentam radicais distintos e dispensam artigo ou flexão para indicar gênero, ou seja, apresentam duas formas uma para o feminino e outra para o masculino. Exemplos: arlequim - colombina, arcebispo - arquiepiscopisa, bispo - episcopisa, bode - cabra, ovelha - carneiro.
  • Substantivos uniformes: apresentam a mesma forma para os dois gêneros, podendo ser classificados em:
Epicenos: referem-se a animais ou plantas, e são invariáveis no artigo precedente, acrescentando as palavras macho e fêmea, para distinção do sexo do animal. Exemplos: a onça macho - a onça fêmea; o jacaré macho - o jacaré fêmea; a foca macho - a foca fêmea.

Comuns de dois gêneros: o gênero é indicado pelo artigo precedente. Exemplos: o dentista - a dentista, um jovem - uma jovem, imigrante italiano - imigrante italiana.

Sobrecomuns: invariáveis no artigo precedente. Exemplos: a criança, o indivíduo (não existem formas como "o criança", "a indivíduo").

Classificação do substantivo quanto ao tipo

Quanto ao tipo, o substantivo pode ser:
  • Concreto: designa seres que existem ou que podem existir por si só. Ex.: casa, cadeira. Também podem ser concretos os substantivos que nomeiam divindades (Deus, anjos, almas) e seres fantásticos (fada, duende), pois, existentes ou não, são sempre considerados como seres com vida própria.
  • Abstrato: designa ideias ou conceitos, cuja existência está vinculada a alguém ou a alguma outra coisa. Ex.: justiça, amor, trabalho, etc.
  • Comum: denomina um conjunto de seres de maneira geral, ou seja, um ser sem diferenciar dos outros do mesmo conjunto. Ex.: lobo, pizza, máscara.
  • Próprio: denota um elemento individual que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, sendo grafado sempre com letra maiúscula. Ex.: João, Maria, Bahia, Brasil, Rio de Janeiro, Japão.
  • Coletivo: um substantivo coletivo designa um nome singular dado a um conjunto de seres. No entanto, vale ressaltar que não se trata necessariamente de quaisquer seres daquela espécie. Alguns exemplos:
Uma biblioteca é um conjunto de livros, mas uma pilha de livros desordenada não é uma biblioteca. A biblioteca discrimina o gênero dos livros e os acomoda em prateleiras.
Uma orquestra ou banda é um conjunto de instrumentistas, mas nem todo conjunto de músicos ou instrumentistas pode ser classificado como uma orquestra ou banda. Em uma orquestra ou banda, os instrumentistas estão executando a mesma peça musical ao mesmo tempo.
Uma "turma" é um conjunto de estudantes, mas se juntarem num mesmo alojamento os estudantes de várias carreiras e várias universidades numa sala, não se tem uma turma. Na turma, os estudantes assistem simultaneamente à mesma aula. Eles possuem alguma ação ou característica em comum em relação ao grupo.

Classificação do substantivo quanto à formação

O substantivo classifica-se quanto à formação de que forma? É isso que veremos neste post.

Classificação
Quanto à formação

Dá-se o nome de substantivo a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros.
Quanto à existência de radical, o substantivo pode ser classificado em: Primitivo, derivado, simples e composto:
  • Primitivo: palavras que não derivam de outras. Ex.: flor, pedra, jardim, leite, goiaba, ferro, cobre, uva, maçã, metal... 
  • Derivado: vem de outra palavra existente na língua. O substantivo que dá origem ao derivado (substantivo primitivo) é denominado radical. Ex.: pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.
Quanto ao número de radicais, pode ser classificado em: 
  • Simples: tem apenas um radical. Ex.: água, couve, sol ... 
  • Composto: tem dois ou mais radicais. Ex.: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume, cachorro-quente, guarda-chuva...

Definições de substantivo

Substantivo é toda a palavra que é determinada por um artigo, pronome ou numeral, ou modificada por um adjetivo.


De acordo com a gramática portuguesa, um substantivo dá nome aos seres em geral e pode variar em gênero, número e grau. Para transformar uma palavra de outra classe gramatical em um substantivo, basta precedê-lo de um artigo, pronome ou numeral. Exemplo: "O não é uma palavra dura". Artigos sempre precedem palavras substantivadas, mas substantivos (que são substantivos em sua essência) não precisam necessariamente ser precedidos por artigos.

Lista de palavras variáveis e invariáveis

As palavras podem ser de dois tipos quanto à sua flexão: variáveis ou invariáveis.

Palavra variável é aquela que pode alterar a sua forma.
Palavra invariável é aquela que tem forma fixa.

Dentre as formas variáveis e invariáveis, existem dez classes gramaticais:
Classes principais: são a base do idioma e formam o núcleo das orações:
  • Substantivos - Classe de palavras variáveis com que se designam e nomeiam os seres em geral.
  • Verbos - Classe de palavras de forma variável que exprimem o que se passa, isto é, um acontecimento representado no tempo. Indicam ação, fato, estado ou fenômeno. Toda palavra que se pode conjugar.
  • Artigos - Classe de palavras que acompanham os substantivos, determinando-os.
  • Adjetivos - Classe de palavras que indicam as qualidades, origem e estado do ser. O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo.
  • Numerais - Classe de palavras quantitativas. Indica-nos uma quantidade exata de pessoas ou coisas, ou o lugar que elas ocupam numa série.
  • Pronomes - Classe de palavras com função de substituir o nome, ou ser; como também de substituir a sua referência. Servem para representar um substantivo e para o acompanhar determinando-lhe a extensão do significado.
  • Advérbios - Classe de palavras invariáveis indicadoras de circunstâncias diversas; é fundamentalmente um modificador do verbo, podendo também modificar um adjetivo, outro advérbio ou uma oração inteira.
Conectivos: Servem para estruturar a sintaxe de uma oração:
  • Preposições - Classe de palavras invariáveis que ligam outras duas subordinando a segunda à primeira palavra.
  • Conjunções - Classe de palavras invariáveis que ligam outras duas palavras ou duas orações.
  • Interjeições -Classe de palavras invariáveis usadas para substituir frases de significado emotivo ou sentimental.

Substantivo Coletivo - definição

Substantivo Coletivo
É coletivo o substantivo no singular que indica diversos elementos de uma mesma espécie. veja alguns exemplos:

•  abelha - enxame, cortiço, colméia
•  acompanhante - comitiva, cortejo, séqüito
•  alho - (quando entrelaçados) réstia, enfiada, cambada
•  aluno - classe
•  amigo - (quando em assembléia) tertúlia
•  animal - em geral = piara, pandilha, todos de uma região = fauna; manada de cavalgaduras = récua, récova; de carga = tropa; de carga, menos de 10 = lote; de raça, para reprodução = plantel; ferozes ou selvagens = alcatéia
•  anjo - chusma, coro, falange, legião, teoria
•  apetrecho - (quando de profissionais) ferramenta, instrumental
•  aplaudidor - (quando pagos) claque

Formação dos Substantivos

Os substantivos, quanto à sua formação, podem ser:

Substantivo Primitivo
É primitivo o substantivo que não se origina de outra palavra existente na língua portuguesa. Por exemplo pedra, jornal, gato, homem.

Substantivo Derivado
É derivado o substantivo que provém de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.

Substantivo Simples
É simples o substantivo formado por um único radical. Por exemplo pedra, pedreiro, jornal, jornalista.

Substantivo Composto
É composto o substantivo formado por dois ou mais radicais. Por exemplo pedra-sabão, homem-rã, passatempo.

O que é substantivo?

Geralmente quem vai escrever não pensa muito nas palavras que usa, ou melhor, não pensa muito na classe gramatical das palavras que usa. Isso é natural visto que temos uma gramática internalizada que nos ajuda a preencher lacunas de entendimento e, assim, acabamos por escrever de forma mais livre sem preocupação com as regras. isso, porém não é dizer que a gramática é dispensável. Uma das classes gramaticais mais importantes na hora de construir seus textos é, com certeza, o substantivo. Abaixo quero apresentar um pequeno resumo dessa classe gramatical e depois dizer sua importância na escrita de trabalhos como o TCC.

Uso dos substantivos no TCC


O que é substantivo, quais seus tipos?


Substantivo é tudo o que nomeia as "coisas" em geral. Substantivo é tudo o que pode ser visto, pego ou sentido. Substantivo é tudo o que pode ser precedido de artigo .

Classificação e Formação

Substantivo Comum

Substantivo comum é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. Por exemplo pedra, computador, cachorro, homem, caderno.

Substantivo Próprio

Substantivo próprio é aquele que designa um ser específico, determinado, individualizando-o. Por exemplo Maxi, Londrina, Dílson, Ester. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.

Substantivo Concreto

Substantivo concreto é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. Por exemplo ar, som, Deus, computador, pedra, Ester.

Substantivo Abstrato


Substantivo abstrato é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo saída (prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.

O uso dos substantivos no TCC


Justificativa do TCC aprenda fazer passo a passo


Na grande parte das vezes, de inicio é interessante dizer e mostrar sua ideia de tema de forma simples para que se assim seu professor ou orientador possa analisar e após a apresentação,Agora que você já sabe o que é justificativa e a importância dela, é hora de saber como fazer uma boa justificativa e é nesse aspecto que vou entrar.  ele(a) achar que a relevância e que sim é uma boa continuar com o trabalho e ele lhe pedirá uma justificativa completa onde é tratada em detalhes a sua escolha de forma clara e direta. dar os devidos créditos e citar referências e por aí vai, caso tenha dúvida sobre o assunto leia nosso artigo sobre as Normas da ABNT.
Até o momento em que esse artigo foi criado ainda não existem regras ou até mesmo padrões para seguir, existem somente critérios nas quais devemos ficar atentos, que no caso são o uso das normas da ABNT como: A justificativa do TCC deve também ser focada em experiências e conhecimento absorvidos no decorrer de todo o curso, sempre deve ter relação com a sua área de atuação.